Os canais do Youtube que propagam a Música Lerda e Chapada

Se você acessou/acessa as postagens deste irrisório veículo de comunicação, tudo indica que o motivo para tal feita é a vontade de ir além mais nesta profunda ramificação da Música Pesada. Mesmo com tantos dispositivos virtuais disponíveis para se conhecer cada vez mais bandas, independente de épocas, sejam bandas ativas ou não, muitos apreciadores encontram certa dificuldade de remar neste imenso mar, além do mais, diariamente bombardeados com bandas novas lançando seus materiais. Um dos locais do mundo virtual que fornece uma infinita fartura de descoberta musical (ainda) é o Youtube, seja um mero apreciador que upa algo raro por lá, ou algo comum, aos canais especializados. Grandes gravadoras vem apostando forte na plataforma, upam um disco completo duma banda de seu cast, até mesmo lançamentos, talvez, enfim tenham compreendido que este tipo de difusão é muito forte e abrangente, uma forma pública de divulgar suas bandas, e com isso, possibilitar o ouvinte apreciar uma obra e, consequentemente, adquirir o material físico, por mais que a qualidade do material virtual esteja cada vez melhor, uma grande parcela do público consome o material físico. Por isso, separei alguns canais fortemente ativos e empenhados em propagar as vertentes que a SUD também propaga.


Um dos mais antigos e tradicionais é o MrStonebeliever, dos EUA, com foco em bandas que executam um som nas pegadas do Desert/Psych/Doom/Heavy Rock/Metal/Sludge, o canal foi fundado em 2011 e conta com um imenso acervo, são clipes, demos, EPs e full-lenghts. A última postagem foi a 6 meses atrás, não sei o que aconteceu com o responsável.

https://www.youtube.com/user/MrStonebeliever/videos

https://www.youtube.com/channel/UCYz23uwBWpecd2lVRYDMYHA/videos


Fundado em 2014 na Grécia, o 666MrDoom é mais uma figura carimbada no meio, o canal segue fortemente ativo, com postagens diárias de bandas do mundo todo.

✞✠Heavy Stoner Sludge Doom Metal Psych Desert Drone Rock✠✞ ✞✠Heavy Rock • 70’s Rock • Acid Rock • Psychedelic Rock • Hard Rock • Heavy Metal✞✠

https://www.youtube.com/channel/UC7eKF0lPY8LNwfczq9UFlxg/videos


The Bong Druid Of Mammoth Weed Mountain é mais um canal estadunidense, foi fundado em 2016, parece ser mais voltado às bandas derretidas e chapadas, não está ativo no momento, sua última postagem data de 3 meses atrás, porém, uma caralhada de play vos aguarda lá.

https://www.youtube.com/channel/UCKTDJzaR6Tse7qAMSCP0pGg/videos


Doomed & Stoned além de um canal, é também uma webzine e uma página do Facebook, um forte meio de comunicação e difusão dos EUA. Diferente dos demais, o canal D&S é mais voltado aos lives, inclusive, são membros da empreitada que filmam os shows e tudo mais.

https://www.youtube.com/user/crazispeedemon/videos


ROB HAMMER era apenas um nick de um usuário comum que se inscreveu no Youtube em 2007, porém, no último ano passou a ser mais um canal de grande atividade, com postagens diárias de lançamentos mundo a fora.

https://www.youtube.com/user/rhammer68/videos


† HOLY PARISH OF DOOM † (EUA) foi fundado em 2011, sem um ritmo de postagem diária, no canal você irá encontrar lançamentos e materiais mais antigos, com uma maior tendência de doom metal tradicional.

https://www.youtube.com/user/Pilgrim2013/videos


Uma figura conhecida no undergound mundial está por trás do Stoned Meadow Of Doom, um sujeito que ficou famoso por ser um tremendo cusão arrombado, conseguiu arrumar treta com praticamente todos os canais citados acima, por um motivo digno de um imbecil, ele exigia exclusividade das bandas, não permitia que outros canais postassem o mesmo disco. Pra piorar, é o canal com o maior número de inscritos, são 300 mil seguidores, o que o permitiu tentar derrubar canais “inimigos”. Independente de toda essa merda, o conteúdo é muito ricos, postagens diárias, muitas bandas underground com mais estrada estão presentes lá.

https://www.youtube.com/user/StonedMeadowOfDoom93/videos


Do lado mais meloso da coisa eu não sei sobre algo mais além dos 2 canais abaixo, sonoridades que não são o meu forte, até pesquisei alguma coisa, mas, de relevante, apenas 2 mesmo.

Solitude Prods. é um selo russo de destaque no lado funeralzão da coisa, o selo não se limita a isso, mas o forte são as bandas mais melancólicas. Com, talvez, um dos maiores casts da música lerda da atualidade, o canal é um puro deleite pra quem prefere este lado da coisa. Há uma “rádio online” disponível 24 horas por dia no canal, um compilado com as bandas do cast do selo.

https://www.youtube.com/user/solitudebmm/videos


Fundado no Azerbaijão em 2014, o Doom Metal Subgenres é mais uma fonte pra quem quer mergulhar no lado mais tristonho da coisa. O canal funciona como uma espécie de compilado que vai sendo atualizado com o tempo, não são discos inteiros, são apenas faixas de discos. Chama a atenção o toque de profissionalismo, em cada video há uma imagem fixa com a capa do disco que a música pertence e as principais informações sobre a banda, como país de origem e o selo que lançou, algo um tanto raro em muitos casos, é uma puta merda não ter esse tipo de informação nos videos.

https://www.youtube.com/user/doommetalsubgenres/videos


Isso foi só uma parte do gigantismo que o Youtube pode oferecer, muitos selos médios e pequenos mantém seus canais por lá também. Existe uma discussão importante sobre a difusão de obras sem o consentimento do artista, algo que pode ser resolvido com bom senso de ambas as partes. Existem bandas que não se importam muito com a divulgação de sua obra ou se limitam a poucas plataformas, isso não dá o direito de um canal expor a obra sem permissão, até onde consta, a maioria desses canais se prontifica a retirar do ar o que não foi permitido, é uma apropriação indevida sim, mas também pode ser encarada como um favor de um desconhecido, com o alcance desses canais, mais gente sua música alcança, mas isso depende da visão de cada um.

Como bônus, deixo aqui uma forma de pesquisa bem específica sobre bandas, hoje em dia é quase impossível alguém desconhecer a existência da Metal Archives, um espaço que cataloga bandas de metal do mundo todo. Você pode executar um modo de pesquisa avançada lá, o que lhe permite conhecer uma banda do país que você quiser, do selo, do ano de fundação, do estilo, até do tema das letras que você quiser.

Quando você clicar no “Advenced search” – destacado pelo retângulo vermelho, será redirecionado para a 2ª tela, ao preencher os campos com o que quiser e clicar em “perform search”, uma lista com as bandas que executam o tipo de metal que você digitou (entre outras coisas) aparecerá. Então é só clicar no nome da banda para ser redirecionado à página dela. Clique em “Related links” e terá acesso aos principais links da banda.

ma1

ma2

ma3.jpg

ma4

ma5

Também é possível encontrar bandas recém incluídas nos arquivos, assim como as bandas que irão lançar um disco novo, ou relançamento. Abaixo os exemplos de como acessar o conteúdo com novas bandas incluídas e os lançamentos/relançamentos das bandas.

ma6

ma7

ma8

ma9

Pra quem quer ouvir um disco no conforto do seu aparelho de som ou não pagar por isso, deixo aqui o site russo Metal – Tracker, contendo quase todos os lançamentos de variados estilos, o download é via torrent e é necessário se cadastrar para poder baixar.

https://en.metal-tracker.com

O também russo Rutracker.org é mais um espaço em que você encontra praticamente tudo, também via torrent.

https://rutracker.org/forum/index.php


Encerro por aqui, espero que este pequeno artigo sirva pra que você se aventure sem dó nem piedade por esse grandioso mar de lama.


 

G.Z/SUD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.