Radio Moscow — explosão setentista em São Paulo (29/03/2018)

Os norte-americanos do Radio Moscow realmente gostam das terras tupiniquins. Neste feriado, desembarcaram no Brasil pela quarta vez para uma turnê organizada pela Abraxas com direito a cinco shows. Após passar por Palmas e Florianópolis, uma das paradas do trio foi no Vic Club na sexta-feira (29/03) em São Paulo e o resultado não poderia ser outro: chapação na certa.  Divulgando o novo álbum lançado em 2017, o New Beginnings, lançado pela Century Media. A banda faz parte daquela galera que está resgatando a clássica bluseira psicodélica dos anos setenta, repaginando o som com a pegada mais “moderna” do stoner e um caleidoscópio de influências que passeiam entre o Jimi Hendrix, Rory Gallagher ao Sir Lord Baltimore.

poster
Poster do show em SP feito pelo @Helloldboy

A abertura da noite ficou por conta dos cariocas do Auramental, que chegaram com um som instrumental bem estruturado, harmonizando com uma pegada mais krautrock. O grupo formado por cinco integrantes, recentemente se chamava apenas Aura, divulgou nas redes sociais a mudança do nome para Auramental devido a questionamentos sobre o sentido dele pelos próprios integrantes e a quantidade de bandas com o mesmo nome, ajudando na formação de uma identidade única pro grupo. Eles encerraram o show tocando o single Aura, um som de onze minutos – é uma verdadeira trip musical que foi lançado nas plataformas online no mesmo dia que começaram a turnê.

Logo em seguida os gaúchos diretamente de Panambi, o Quarto Ácido, sobem ao palco. A casa ainda não está cheia, mas tem uma galera interessada em assistir os shows e conhecer as bandas ao vivo. O baterista anuncia que é a primeira vez que estão tocando em São Paulo, sendo aquela noite o segundo show deles. O trio também traz um som instrumental, cheio de progressões, muita influência de stoner noventista com direito a aquele baixo bem marcado e fritação na guitarra oscilando por momentos bem crus e psicodélicos no som, passando pelo rock psicodélico e post-rock. Aquele balanço entre peso e alucinação. Infelizmente, no final do show deles houve um problema no microfone que impediu que os caras fizerem um agradecimento pra a galera. Fora isso, a sonoridade dos caras é bem homogênea e com certeza foi uma boa estreia do grupo em SP. Dá pra ouvir o álbum deles Paisagens e Delírios lançado em 2017 no YouTube.

Depois de um intervalo de quinze minutos, o público já se espreme na frente do palco para assistir o Radio Moscow, enquanto no fundo está rolando Red Fang e Motorhead por conta da discotecagem da casa. O som abaixa e tudo fica em silêncio. A plateia olha enquanto o power-trio sobe no palco e Parker Griggs anuncia que é bom estar de volta ao Brasil, já no primeiro acorde do novo som, New Beginnings, a galera enlouquece. No começo do show dá pra sacar como o baixo fica extremamente distorcido devido à quantidade de grave do local. Nada que atrapalhe muito o ânimo da galera. O vocalista agradece de forma tímida em português a vibração do público.

 

 

No meio do show, um cara que está ao meu lado solta um “parece Captain Beyond” e todos que estão perto dão risada. Isso mostra como a banda está flertando com um som mais hard rock nesse último álbum lançado, com direito a voz rasgada de Griggs, rifões mais grudentos, bateria  com fritação de pedais que simulam o som de Hammond. Além do entrosamento musical deles como uma nova formação que gravou junto seu segundo álbum. Lá pelo meio do show do baixista, Anthony Meier, pede para aumentar o volume do baixo e o portal para os anos setenta se abre novamente. Em Last to Know, Parker Griggs pega sua Danelectro de doze cordas e começa a improvisar em cima da bateria marcante de Marrone, deixando todo mundo extasiado pela atmosfera criada na casa. Depois de praticamente mais de uma hora e meia de doideira,  o show acaba e Parker Griggs agradece ao público mais uma vez e encerra o show. A turnê no Brasil seguiu para o Aldeia Rock (31/03), Rio de Janeiro (01/04) e partiu para mais cinco shows na América do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s