Death/Doom Metal: a escola bruta – Parte V

Indesinence, fundada em 2001 na capital inglesa, lançaram 3 discos até se findarem em 2015, seu som é uma nova forma de executar Death/Doom, um modo mais moderno.


Grieving Age, fundada em 2003 numa cidade litorânea da Arabia Saudita, não bastasse ser nada comum uma banda daquele país, os mano apostaram no exagero, faixas longas pra caralho. Após um debut curto (duas faixas em mais de meia hora) lançado de forma independente, o selo russo Solitude Prod. abraçou o lançamento do 2º disco, um duplo com mais de 100 minutos de música.


Ramesses foi erguida após a saída de Tim Bagshaw e Mark Greening dos Electric Wizard, em 2003, um velho conhecido deles assumiu o baixo/voz – Adam Richardson, já que Tim ficou com as 6 cordas, Adam passou pelos Lord Putrefaction, uma banda embrionária dos Wizard. O trio foi responsável por toda a discografia produzida até encerrarem em 2013. Foram 3 discos, alguns EPs, splits, demos, a sonoridade passa raspando no que era feito nos tempos dos Lord Putrefaction, acabaram incluindo um pouco da pegada lamacenta que aplicavam nos Wizard.


3 gurias de Seattle/EUA, naquela vibe “somos as netas das bruxas que vocês não conseguiram queimar”, se juntaram novamente pra tentar alguma coisa, elas já haviam feito barulho numa banda criada no fim dos 90 – Baba Yaga, que não vingou. A nova empreitada foi batizada de Grey, também capengou, lançaram apenas uma demo e um disco. Um som mais lerdo, pesado, carregando a rudeza do lamacento com a do tradicional. Um fato interessante é o cover duma faixa dos 13, banda que iniciou a Liz B. (Wizard) no rolê.


Damnation’s Hammer, Inglaterra, 2007. Nesses 10 anos de banda, foram 2 discos lançados, muita audácia fazer um som assim com um vocal que orna mais em uma banda de Heavy Metal 80’s, aliás, os mano fizeram um misto Death/Doom/Heavy, realmente corajosos!


Chegamos numa das gangues do capuz, vista seu moletom surrado, agora vista seu jaco de couro ainda mais surrado por cima, calça jeans desbotada (tem que ser preta!) e aroma de mofo, seja bem vindo ao clube dos Hooded Menace, uma banda que pode ser considerada influente na nova onda do roque lento e feio mundial. A jornada deles foi iniciada em 2007 na Finlândia. Lnaçaram 4 discos entre uma pa de split (incluindo um com os Asphyx) e splits, em 2018, o 5º disco ganhará vida.


Continuemos na Finlândia pra sacar coé dos Solothus, um quinteto que também iniciou as atividades em 2007, porém, não foram tão produtivos como os H. Menace, lançaram apenas 2 discos, seu som é mais cortante, apostam no lado mais lerdo, vocal tipo gutural das cavernas, aquele que não tem como entender absolutamente nada, o que já não é muito fácil.


Somnus Aeternus é um quinteto tcheco que mesclou roque torto abismal com a música pesada feia, seu som se difere das abordadas até aqui pelo uso de teclados, mas eles não foram pelo lado meloso da coisa, chega a ser um som experimental perto do comum. Também iniciada em 2007, também com 2 discos na conta.


Não é nada comum topar uma banda nessa pegada que se resuma em um duo, mas foi o que aconteceu com esses californianos. Encoffination foi fundada em 2008 por 2 doidos que já vinham fazendo barulho em várias outras bandas de pegadas diferentes, resolveram extrapolar em mais uma, o resultado disso são 3 discos, alguns EPs e splits. Música rancorosa pra quem curte um abismo.


On Pain of Death é um quarteto irlandês que iniciou suas atividades em 2008, após uma demo e um EP, debutam em 2012 com um disco de apenas 3 faixas, porém, com mais de 40 minutos. Mais uma pro time do roque abismal.


 

Que Coffin Joe vos amaldiçoe! – G.Z/SUD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.