Brasil Chapado 2016: 8 bandas esfumaçadas, lamacentas e de som torto que arrepiaram nesse ano!!! – Parte III

2016 tem sido um ano ímpar para o universo do rock pesado, chapado, denso e vibrante no país. Muitas tours e odisséias realizadas através do país, bandas do Nordeste desbravando a “parte de baixo” do mapa, bandas do Sul se aventurando por territórios da parte de cima, e principalmente, novos albums. Novas bandas vêm surgindo com material fresquinho e impactante, e bandas com bom tempo de estrada lançaram novas incursões de qualidade pelo submundo do rock chapado.

Essa pequena “epopéia” da Stoned Union Doomed buscará mostrar até o fim do ano um pouco do que rolou de mais bacana em 2016 em se tratando de novos albums e EPs lançados por bandas nacionais. E como já deve estar bem claro, mais claro que cristal, o rock respira muito bem sem aparelhos no submundo, obrigado! Confira agora mais um pouco das novidades de 2016, com mais 8 bandas nessa terceira parte da BRASIL CHAPADO 2016!!


 

BLACKDUST

1-blackdust

O quinteto Blackdust é mais uma das bandas emergentes do Brasil em 2016.

Formada originalmente como Western Folks em 2014, a banda oriunda da capital paulista lançou sob o antigo nome um EP com sete faixas em 2015. O trabalho foi realizado sob a batuta do cara responsável por albuns de nomes como Ed Motta, Gal Costa e Racionais MCs. Vieram shows, participações em festivais, até a inclusão de sua música na KISS FM.

Posteriormente, a inclusão de dois novos membros selou o cerne do que viria a se chamar, enfim, Blackdust: uma banda que calca sua sonoridade no Hard Rock e no Blues, com uns lampejos de Stoner Rock aqui e acolá. O album de estréia “Blackdust” saiu esse ano e consolida o bom caminho que vem sendo traçado pelos caras.

FACEBOOK


 

3-superchiadeira

O trio Superchiadeira de São Paulo investe seu rock´n roll estradeiro na direção de bandas como Fu Manchu, Kyuss e Monster Magnet para criar uma musicalidade propícia para a alta octanagem e para muitos momentos de extravasar a empolgação! A grosso modo, é como uma versão fuzzy de Motorhead com aditivos!

Lançado em Maio, “Superchiadeira” é o EP  de estréia dos caras e contem 6 faixas de muita energia!

FACEBOOK


 

10-monstro-amigo

MONSTRO AMIGO

 

Outro power trio, o Monstro Amigo teve sua gênese em 2013 em São Paulo e rebusca sua altamente lisérgica sonoridade no Rock Progressivo dos anos 60/70, na psicodelia e na fritaceira cósmica de teclados, os quais exercem um poder magnético impressionante e são uma parte fundamental da música dos sujeitos.

Monstro Amigo“, o debut auto-intitulado dos caras, é uma ode à acidez e aos delírios psicotrópicos!

FACEBOOK

 


 

9-erasy

ERASY

Um grupo de amigos de Feira de Santana na Bahia, que sempre estiverem individualmente metidos em várias bandas mas que não haviam trampado juntos.

Uma sonoridade baseada em Doom Metal, Sludge, Black Sabbath, nas bandas da cena de NOLA, na lerdeza e… em cerveja! Isso é a Erasy, uma banda baiana fundada em 2013, mas que agora em 2016 veio a lançar seu debut, o ótimo album “The Valley of Dying Stars“, que chegou com muito peso nos extertores de 2016!

FACEBOOK


 

7-cosmo-grao

A Cosmo Grão é bem mais que um grão do Cosmo: por vezes, parece pesar como o Cosmo todo!

A banda de rock instrumental de Recife/PE transita entre o rock psicodélico, o stoner seco e reto e o noise, explorando diversas possibilidades e exercendo uma gravidade própria com tamanha timbragem. Frequentadores de festivais como o Under the Sun (RN) e o Coquetel Molotov (PE), os caras que lançaram um EP em 2015 vieram com seu album de estréia “Cosmograma” em Maio desse ano, um trabalho que vem colocar todos os pingos nos “i” de cada coisa que eu já afirmei acima!

FACEBOOK


 

6-ruinas

RUINAS DE SADE

Oriunda de Brusque, cidade de Santa Catarina, a banda Ruinas de Sade tem sido um nome constante em nomes e festivais no país.

Formada com uma sonoridade originalmente voltada ao Rock progressivo (coisa que ainda se reflete em sua musicalidade e consta nas referências de membros da banda), a banda de Stoner/Doom Metal já se apresentou em festivais (como o Infrasound Fuzztival), já organizou o próprio festival (Megalodoom Fuzztival) e mais recentemente, foi junto com a Cattarse (RS) uma das bandas de abertura do show da islandesa The Vintage Caravan em Florianópolis/SC. O album de estréia “Ruinas de Sade” saiu em Março desse ano, com três faixas opulentas e densas que remetem a nomes como Sleep, Electric Wizard e Belzebong.

FACEBOOK


 

4-projeto-trator

PROJETO TRATOR

10 anos de existência, vários albuns, um número quase incontável de shows e até tours fora do Brasil: mais que uma banda, a Projeto Trator é “História”.

Formado em 2006 por Thiago Padilha e Paulo Ueno, o duo de sludge psicodélico já se confunde com a própria história do desenvolvimento do “rock chapado” do país, dados tantos shows, festivais e tours em que estiveram envolvidos, e ao número de bandas seminais da vertente no país  com as quais já estiveram relacionados. O nome dos caras é quase uma marca indissociável do rock pesado underground brasileiro.

Recentemente, o seu novo trabalho “Humanofobia” veio ao mundo, contendo releituras interessantes para faixas já existentes, mas que na prática constitui todo um novo movimento dos dois sujeitos. Mais uma adição de peso à discografia foda dos caras.

FACEBOOK


 

soaw

SON OF A WITCH

Pra fechar, por último mas certamente não menos importante, Son of a witch!

O quinteto Son of a Witch é proveniente de uma das terras mais prolificas no país em se tratando de lerdezas e lisergias atualmente: Rio Grande do Norte. Se alguns outros vêm vindo de Mossoró, esses aqui vêm da capital Natal e trazem a reboque um Doom Metal monolítico que tem como um propulsor inegável a psicodelia arrastada. Figuraram em várias “Listas de Melhores do Ano” em 2016, e certamente toda a bagagem e o peso musical carregados pela banda confirmam todo esse mérito.

O album de estréia “Thrones in the sky” foi gravado em 2014, mas apenas agora em 2016 ele foi oficialmente lançado e apresentou um trabalho capaz de evidenciar a banda como uma das melhores do gênero em atividade no país.

FACEBOOK

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.